sábado, 8 de julho de 2017

Uma Cédula: o Reichsmark de 1920

Paulo Avelino


A nota de cem marcos de primeiro de novembro de 1920 se coloca dentro da evolução da moeda alemã. Evolução esta que começou com a criação da nova moeda, o marco, logo depois do surgimento do Império Alemão em 1871. O novo padrão monetário substituía dezenas de moedas de reinos e cidades livres que então constituíam o território no centro da Europa.

Quatro anos depois, em 1875, o novo Estado fundou o Reichsbank, o Banco do Império, o banco emissor principal. Como virtualmente todas as moedas da época, o marco ou Reichsmark era conversível em ouro – ou seja, teoricamente o portador da nota poderia apresentar-se ao banco e receber seu equivalente em gramas do metal.

Nas décadas seguintes as potências europeias se envolveram em corrida armamentista e a Alemanha cresceu muito como poder industrial.

Até que em agosto de 1914 estourou uma guerra, que ficaria conhecida como Primeira Guerra Mundial. O governo alemão imediatamente suspendeu a conversibilidade da moeda. Quanto às despesas da guerra, o governo decidiu financiá-las inteiramente com empréstimos. Não aumentou nem criou impostos. Em contraste, a Franca criou o imposto de renda exatamente para financiar a guerra.

E a Alemanha perdeu a guerra em novembro de 1918. Então a estratégia adotada mostrou seu lado negativo – o governo se viu atolado em dívida. Além disso os vencedores no Tratado de Versalhes impuseram pagamento de reparações – o que aumentou ainda mais os problemas.

As reparações só podiam ser pagas em moeda estrangeira. Para comprá-la, o novo governo alemão usava notas de marcos. O problema é que o governo começou a emitir cada vez mais marcos, e estes passaram a diminuir de valor.

A nossa nota data exatamente desse ponto. No seu alto temos a inscrição RBDReichsbankdirektorium – a diretoria do banco central, com as assinaturas dos diretores também na nota. Temos o valor Hundert Mark (cem marcos) e imediatamente abaixo um aviso de que a caixa central do banco em Berlim deve pagar por esta nota o valor equivalente. Esse aviso era típico das moedas conversíveis. Sobre o selo do Diretório vê-se Mercúrio, o deus do comércio.

No verso, o numeral cem aureolado por um aviso de que qualquer imitação ou falsificação será punida com pelo menos dois anos na penitenciária.

Essa nota em pouco tempo passou a valer muito pouco. As emissões acionaram uma espiral inflacionária com os preços a disparar e o governo a emitir mais ainda. Quando foi impressa essa nota valia mais de um dólar. Dois anos depois eram necessárias noventa delas para comprar o mesmo dólar. Mas isso nada seria em relação ao que veio depois: no dia 11 de novembro de 1923 eram necessários quatro trilhões e duzentos bilhões de marcos para comprar um dólar.

A inflação desapareceu quase do dia para a noite com introdução de nova moeda, o Rentenmark. Mas a crise deixou problemas sociais fundos, os quais vieram a facilitar a ascensão do nazismo, anos depois.

A nota é uma pequena parte dessa história.

@@@@@


Bibliografia:

Deutsche Bundesbank. First German 100 Mark note. Disponível em <https://www.bundesbank.de/Redaktion/EN/Standardartikel/Bundesbank/Coin_and_banknote_collection/first_german_100_mark_note.html> . Acesso em 08 Julho 2017.

Wikipedia. Hyperinflation in the Weimar Republic. Disponível em  <https://en.wikipedia.org/wiki/Hyperinflation_in_the_Weimar_Republic>. Acesso em 08 Julho 2017.

Values of the most important German Banknotes of the Inflation Period from 1920 – 1923. Disponível em <http://www.sammler.com/coins/inflation.htm>. Acesso em 08 Julho 2017.










Nenhum comentário:

Postar um comentário