domingo, 31 de março de 2013

NUMÁRIA - Artigo de 1958 sobre o centenário do selo postal

A Sociedade Numismática e Filatélica Cearense publicou no final dos anos 1950 a revista NUMÁRIA (em nova fase). De tal periódico só saíram dois números. Pretendemos aos poucos colocar aqui alguns artigos da revista. Agradecemos ao filatelista Roberto de Azevedo Moreira Filho a doação dos preciosos exemplares para que pudéssemos realizar este trabalho.

O Número 1 data de dezembro de 1958, conforme se pode ler abaixo. Damos agora algumas informações sobre o filatelista autor do artigo.

Tomé Cabral Santos colecionava selos e morava na Avenida do Imperador, 1600, uma região de Fortaleza que há muito deixou de ser residencial. Suas especialidades eram Brasil, União Postal Universal, esportes e centenário do selo na Europa. Na época era o Tesoureiro da SNFC. No mesmo número da revista publicou também o artigo “A Sede própria da S.N.F.C.”. Fazia parte da Comissão Organizadora da V Exposição Numismática e Filatélica do Ceará, a realizar-se em março de 1959 (informações constantes em outras partes da revista).

Em seu artigo o Sr. Cabral fala do mundo árabe: ante a pobreza, o atraso e a opressão, setores da sociedade derrubavam governos e procuravam estabelecer uma nova Arábia, de progresso e unidade. O curioso é que ele não está falando da chamada Primavera Árabe desde 2011. Escreve sobre o Egito e seus vizinhos no ano 1950. Governava o país a personalidade carismática (e polêmica) de Gamal Abdel Nasser. Ele desejava unir os países da região e para tanto promoveu a criação da República Árabe Unida. Tal iniciativa não prosperou, os problemas da região continuaram, cinquenta anos foram embora e hoje há outras revoltas com quase os mesmos objetivos. Esperemos que daqui a meio século outra pessoa não esteja escrevendo que no começo dos anos 2010 houve revoltas para resolver os problemas do mundo árabe, as quais não surtiram o efeito desejado e hoje, em 2060, há outras revoluções...

A segunda parte do artigo fornece uma (útil) lista de selos comemorativos dos centenários de emissões nacionais.

O autor Tomé Cabral teve destaque na vida intelectual da região. Transcrevemos abaixo o verbete da Wikipedia sobre ele:

Tomé Cabral dos Santos (Milagres, 7 de julho de 1907 – Crato, 15 de junho de 1988) é um dicionarista, escritor e filatelista brasileiro.

Biografia
 Nasceu no Sítio Riachão, filho de José Coriolando Gomes dos Santos e Rita Cabral dos Santos, no município cearense de Milagres em 1907. Muda-se para o Crato em 12 de dezembro de 1912, em 1925 torna-se funcionário do Banco do Cariri; estuda no Ginásio do Crato onde conclui o secundário em 1931 e ainda em 1931, escreve sua primeira publicação literária, Os 19. Em 1932 ingressa no curso de Direito da Faculdade de Direito do Ceará onde logo é forçado a desistir devido horário de trabalho; matricula-se no ano seguinte também tendo que desistir. Em 1937 volta ao curso, mas desiste de vez. Funcionário do Banco do Brasil de 1933 a 1950; da Superintendência da Moeda e do Crédito (1950 a 1964) e do Banco do Estado do Ceará entre 1964 a 1969.

Entre 1930 e 1931 escreve nas revistas Excelsior do Rio e na Fon-fon.

Autodidata e pesquisador da cultura local e regional com base no Romanceiro Popular do Nordeste, a Literatura de Cordel e é com base na diversidade do cordel que constrói sua obra maior que é o Dicionário de Termos e Expressões Populares publicado em 1973 com prefácio de Evanildo Bechara. A primeira obra de Tomé Cabral foi Os 19, publicado em 1931 e reeditado em 1981. Em 1968 lança uma crônica de viagens A Europa é bem ali. Em 1982 a editora da Universidade Federal do Ceará lança o Novo Dicionário de Termos e Expressões Populares; em 1978 escreve Patuá de Recordações, obra prefaciada pela escritora Rachel de Queiróz. Membro do Instituto Cultural do Cariri, Academia Piracicabana de Letras e de várias entidades de Literatura filatélica no Brasil.

 Obras
 Os 19
 A Europa é bem ali
 Dicionário de Termos e Expressões Populares
 Seu Mé
 Padre Emílio Cabral
 Família Lima Verde
 Patuá de recordações
 Novo Dicionário de Termos e Expressões Populares

Inéditos
 Lucíola, perfil de mulher
 Adão, o paxá e eu...
 Versos diversos
 Se a Europa é bem ali, onde fica o Paraguai e a Argentina?
 Minha Salma ou sal... Minha? Tanto faz como tanto fez

Referências
 OLIVEIRA, José Humberto Tavares de. Tomé Cabral: um intelectual obstinado/centenário de nascimento. Crato; Instituto Cultural do Cariri. 2007
 ARAGÃO, Paulo Ximenes. O Livro do Século. In: Almanaque da Parnaíba. ed 1970. Parnaíba. p.105







quarta-feira, 6 de março de 2013

CURSO DE INICIAÇÃO À FILATELIA

A SNFC promoverá um curso de CURSO DE INICIAÇÃO À FILATELIA a partir de 23/3. As inscrições podem ser feitas na Agência Filatélica da Agência Central dos Correios de Fortaleza (rua Senador Alencar, 38  - fone 3255-7165), até o dia 22/3, no horário comercial. A programação completa se encontra abaixo.


SOCIEDADE NUMISMÁTICA E FILATÉLICA CEARENSE
CURSO INICIAÇÃO A FILATELIA – 2013

MÓDULO 1 – Iniciação à Filatelia – coleções temáticas de de Um Quadro
DATA  CONTEÚDO  PROFESSOR  Duração
23/03  - Conceito
- Por que colecionar
- Como iniciar uma coleção
- Tipos de coleção
- O que entra em uma coleção filatélica
- Acessórios
- Como organizar uma coleção
Sr. Mendonça
1 sábado

20/4 e 25/5
- Conceito de coleção temática
- Origem do selo Comemorativo
- Escolha do tema
- Escolha do título
- Como elaborar um roteiro ou plano
- Material utilizado para montagem da coleção
- Oficina de montagem de coleção
Sr. Jackson , Dr. Elmar, Júlia
2 sábados

29/6  - Conceito de coleção de UM QUADRO
- Escolha do tema
- A importância da síntese
- Exemplos
Sr. Roberto
 1 sábado

MÓDULO 2 – Selos Ordinários
24/8  - Os selos do império
- Primeiras emissóes
- A importância das peças nas coleções
- Valorização
- Importância das peças circuladas
Sr. Anízio
1 sábado

28/9  - Séries Madrugada Republicana
- Vovó, Netinha e Bisneta
- Filigranas
- Importância das peças circuladas
Sr. Anízio
 1 sábado

19/10  - Selos ordinários a partir de 1963
- Séries emitidas
- Variedades: filigranas, fosforescência, picotes, papel
Sr. Roberto
1 sábado

MÓDULO 3 – Comércio Filatélico na Internet
30/11  - Principais sites
- Leilões
- Cuidados: confiabilidade, segurança
Leonardo
Edgar
1 sábado

Fortaleza, 16 de fevereiro de 2013
Júlia Geracita de Mello
Presidente
SOCIEDADE NUMISMÁTICA E FILATÉLICA CEARENSE